Você come comida de verdade?

Consumir alimentos saudáveis não precisa estar associado a dietas caras




Com a correria da rotina no dia-a-dia, trabalho, faculdade, afazeres domésticos cada vez mais as pessoas optam por inserir alimentos ultraprocessados nas refeições que permitem uma praticidade na hora do preparo, ou até mesmo já prontos, o que evita gastar tempo na cozinha. Entre um compromisso e outro quem nunca decidiu comer um lanche acompanhado de um refrigerante durante o intervalo? Na busca de otimizar tempo, ou com a justificativa de “é só hoje” essas escolhas podem ser prejudiciais a longo prazo.


Ter uma dieta equilibrada, rica em nutrientes com pouco ou melhor ainda sem aditivos químicos é imprescindível para uma vida mais saudável. E pode ser um processo mais fácil do que você imagina, sem dietas mirabolantes, produtos caros ou especiais, ou com a preocupação constante de quantas calorias está consumindo. O termo comida de verdade tem ganhado popularidade, e pode ser uma ótima pedida para um estilo de vida mais adequado.


O que são comidas de verdade?


Comida de verdade tem a ver com a seleção, combinação e preparo dos alimentos. São os alimentos provenientes de animais, de origem vegetal, ricos em nutrientes e preparados em casa, a popular comida caseira. Sem corantes, conservantes ou qualquer adição de substâncias químicas.


Segundo o site Saúde Brasil, a comida de verdade está relacionada com uma alimentação adequada e saudável, para isso de acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira, desenvolvido em 2014 pelo Ministério da Saúde, a indicação é consumir alimentos in natura ou minimamente processados. In natura são aqueles alimentos obtidos diretamente de plantas ou animais que não sofreram nenhum processo após serem retirados da natureza.


Exemplos de comidas de verdade: arroz, feijão, milho em grão, lentilha; grão de bico; legumes, verduras, frutas, batata, mandioca e outras raízes e tubérculos in natura; carnes de gado, de porco e de aves e pescados frescos, resfriados ou congelados; ovos, café, entre outros;


A vantagem em consumir refeições preparadas com comida de verdade é que estes alimentos são ricos em proteínas, nutrientes, não possuem gorduras artificiais ou açúcares refinados, proporcionando assim uma alimentação saudável, consequentemente qualidade de vida.


Vale ressaltar que o consumo destes alimentos são um estímulo para a agricultura familiar e da economia local, favorecendo assim formas solidárias de viver e produzir e contribuindo para promover a biodiversidade e para reduzir o impacto ambiental da produção e distribuição dos alimentos.




Texto: Francelen Soares



Contato

(55) 9 9941 1161  - contato@fredmagazine.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

RS 591, N° 200, Jardim Primavera
Frederico Westphalen/RS