Veia safena: quem é ela e qual sua participação na vida das pessoas

Atualizado: Jan 21





Na verdade, existem duas safenas em cada perna: a veia safena magna que segue o trajeto na parte interna da coxa e perna e a veia safena parva que se origina atrás do joelho e segue trajeto póstero lateral na perna.

As veias safenas, são veias que pertencem ao sistema venoso superficial dos membros inferiores, já que existem também veias que pertencem ao sistema venos profundo e estão profundamente na musculatura, as veias safenas estão abaixo da pele e eventualmente são visualizadas especialmente se estão dilatadas e em pessoas magras.

Como todas as veias das pernas, as veias safenas magnas participam da rota ascendente que o sangue desoxigenado faz para voltar ao coração para ocorrerem trocas.


As veias safenas possuem válvulas que são dispositivos que o corpo foi formando no seu processo de evolução para evitar a congestão venosa nas pernas já que adquirimos a posição ereta. Disfunções nas válvulas venosas acarretam o acúmulo de sangue nas pernas o que desencadeiam formação de varizes, que funcionam como reservatório de volumes excessivos de sangue represados nas pernas. Doenças de varizes, é doença do sistema venoso superficial e em regra se originam das veias safenas. Na cirurgia de varizes geralmente as veias safenas são retiradas

As veias safenas também podem ser sede de formação de coágulos no seu interior devido a traumas, uso de hormônios ou doenças da coagulação sanguínea. Quando existe a formação de coágulos no interior das veias safenas chamamos de TROMBOFLEBITE que consiste em uma trombose de uma veia do sistema venoso superficial.

As veias safenas especialmente, veia safena magna é usada também como substituto vascular para corrigir doenças das artérias. Ela pode ser usada como substituto das artérias coronárias do coração, pode ser usada nas oclusões das artérias de perna ou em qualquer situação para substituir um vaso doente.

A veia safena magna pode ser retirada da perna para tal uso sem prejuízo para o membro inferior. Chamamos esta situação de substituição vascular de pontes de safena. Eventualmente se confunde a veia safena magna como se fosse uma veia do coração.

Quando a veia safena magna está doente ela causa disfunções nas pernas como varizes e tromboflebites sem repercussão para o coração.


Dr. Mauricio Vacaro - Cirurgião Vascular 55 - 3744 4880 Atendimento no Centro: Rua Tenente Lira, 1 119, sl 604

Contato

(55) 9 9941 1161  - contato@fredmagazine.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

RS 591, N° 200, Jardim Primavera
Frederico Westphalen/RS