Uma galeria em casa

Conheça mais sobre a versatilidade dos quadros como item de decoração capaz de transformar até os mais improváveis espaços


A pandemia do coronavírus trouxe novos hábitos até a vida das pessoas, um deles foi passar mais tempo em casa por conta do isolamento social. Essa nova relação com o lar tem sido combustível para a promoção de mudanças, inclusive na decoração. Nesse cenário, um item tem ganhado cada vez mais destaque, trata-se dos quadros.

Versáteis, de diferentes tipos, cores e tamanhos; e capazes de personalizar espaços, esse item vai bem em qualquer tipo de ambiente, até mesmo no banheiro. Para valorizar o lugar ou mesmo dar um ar mais divertido, a ascensão dos quadros é uma tendência que veio pra ficar.

“Como uma boa amante da decoração, eu não dispenso o uso de um quadro nos ambientes. Sempre os cito como uma forma de repaginar os ambientes sem grandes reformas. Essas mudanças pontuais podem mudar a cara do espaço, com pequenos toques de cor em quadros, almofadas e tapetes, por exemplo. Durante a pandemia as pessoas ficaram mais tempo em casa e não teve ninguém que não sentiu a necessidade de mudar um pouco o visual de seu lar, o deixando mais convidativo e funcional”, comentou a jornalista e arquiteta e urbanista Thaís Jacomelli Ribeiro

Ela separou cinco dicas de como usar quadros na decoração com o objetivo de imprimir maior personalidade ao seu cantinho preferido da casa.

Escolha o estilo certo

A primeira dica é planejar. Nisso está incluso analisar o gosto dos moradores e o estilo que já existe no espaço. Se o ambiente for clássico, é recomendado optar por peças mais tradicionais. Se o local for mais moderno, quadros com figuras geométricas e imagens abstratas são uma boa pedida. Para locais mais neutros e com decoração romântica, a indicação é apostar em paisagens e imagens de elementos da natureza.

Os quadros também transferem elegância aos ambientes, como fez esse grupo, formando uma imagem única.


Não se preocupe com o cômodo

Na hora de colocar quadros na decoração, eles são válidos em todo o tipo de espaço: salas, quartos, banheiros, cozinhas e até embaixo da escada. Para corredores estreitos, também é uma ótima opção, já que traz mais personalidade ao ambiente sem interferir na circulação. Sempre que possível, combine o quadro com uma iluminação direcionada.


Acredite, os quadros ficam bem em todos os lugares da casa, até mesmo no banheiro. Creditos Casoca


Ouse com diversos modelos

A “gallery wall” é tendência no mundo todo. Ela consiste na mescla de quadros de diversos modelos e tamanho, pendurados de forma aleatória que formam uma pequena galeria. A mescla de estampas e molduras deixa o ambiente mais interessante e descontraído. E o mais legal é: não existem regras! O padrão pode ser simétrico, espiral, misturar alturas, ou até apresentar outros elementos, como espelhos.

Quanto mais seguir o estilo do morador, mais personalizado o ambiente ficará.



Nem alto, nem baixo

Na hora de pendurar o quadro a altura é algo que costuma causar dúvidas. A altura ideal é aquela que possa ser vista pela maioria das pessoas de forma confortável, a chamada “altura dos olhos”, que costuma ser a cerca de 1,60 do chão. Se você é muito ligado em alinhamentos e dependendo do tamanho de seu quadro, uma boa dica é alinhar a parte superior do objeto com as portas e janelas, que costumam ter altura padrão de 2,10. Se forem colocados próximos a móveis, como sofás ou aparadores, a distância deve ser de 25 cm. No caso das escadas, a disposição deve acompanhar a inclinação dos degraus.


Nem sempre precisa furar a parede

Se o medo de furar a parede está te impedido de adicionar quadros a sua decoração, essa dica é para você! A fita dupla face pode resolver a maioria dos casos, exceto para modelos muito pesados. Neste caso, outra ideia que está super na moda é deixar o quadro escorado na parede, apoiado no chão ou em algum móvel, criando uma decoração moderna e desconstruída.

Contato

(55) 9 9941 1161  - contato@fredmagazine.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

RS 591, N° 200, Jardim Primavera
Frederico Westphalen/RS