Terapias Holísticas, equilíbrio que vem do cuidado com o todo

Atualizado: Mar 9

Cuidar, dialogar e utilizar-se de técnicas manuais e energéticas, que visam estabelecer a saúde, equilíbrio mental, emocional e espiritual, a terapia do futuro já se vive no presente.


Rotinas cada vez mais atribuladas, aumento da vivência de situações estressantes, preocupações e outros tantos gatilhos acabam por comprometer não somente a saúde física, mas também a mental, emocional e até espiritual. Os sintomas geralmente são externalizados na forma de dores, cansaço, irritação, depressão, entre outros fatores que transformam as atividades diárias em um fardo. Em meio a esse cenário um tanto caótico, as terapias holísticas têm se destacado, pois seu conjunto de técnicas busca justamente tratar o todo, promovendo bem-estar e devolvendo equilíbrio energético.

De acordo com o Eliano Moschem, bacharel em quiropraxia e terapeuta holístico, conciliar e integrar as terapias complementares e integrativa, no currículo pós acadêmico para profissionais de saúde com formação científica é o maior desafio a ser empenhado para quem acredita na força das emoções e a busca do ser espiritual equilibrado que habita em nós. “Não resta dúvidas: Meditação, yoga, terapias físicas, manuais, florais e holísticas, já estão despontando como as mais necessárias. O humano consciente entende que seu corpo não é apenas físico, com células diferenciadas pela localização, pele, membranas, órgãos, ossos e nervos, mas que é composto por outros componentes como emoções, sentimentos, memórias, traumas, estado de espírito e crenças limitantes, essas moldam nosso caráter, fisionomia e interferem em nosso estado geral, fisiológico, mental e muitas das doenças que surgem hoje são provenientes desse estado, desta forma aliar o cuidado médico com as terapias integrativas torna os resultados melhores.”- completa Eliano

Muito além de tratar a dor, a terapia holística busca olhar o indivíduo como um todo, tratando seu sofrimento, há uma busca em compreender a relação da situação levando em conta o estado de espírito a leitura visual e cautelosa do corpo com apoio ao diagnóstico médico. Desta forma, se permite ouvir, acolher com calma e tempo as dores e queixas físicas, sofrimento mental, emocional e espiritual de quem chega até estes terapeutas que por sua vez irão através de diferentes técnicas dissipar bloqueios e estagnações na energia humana. “Quando alguém busca ajuda para tratar, compreender ou reconhecer o motivo da dor ou sofrimento, ele está pronto para mudar sua visão e a terapia holística está pronta para amplia-la para que o mesmo possa compreender, reconhecer, tratar e controlar a sua dor e sofrimento. São cuidados, diálogos, recomendações e técnicas desde manuais até energéticas, que visam estabelecer a saúde e equilíbrio mental, emocional e espiritual.


Porquê buscar a terapia holística

A terapia holística trata a energia do corpo nas emoções e seus desequilíbrios na mente, no equilíbrio químico, postural e pela intensidade leve e abrangente. Ela propicia o benefício de auxiliar nas dores e no sofrimento, pois atua de forma direta, pelo toque físico regular e ritmado no caso de massagens, no diálogo expansivo em buscas dos excessos acumulados sem a devida liberação das toxinas emocionais ou químicas. Pelo uso de múltiplas técnicas num único atendimento, evitando manifestações e desequilíbrios antes delas afetarem o ser humano e órgãos sensíveis ao estresse emocional. “Quando o indivíduo vem com algo que cause sofrimento mental, emocional ou físico, gerando dores intratáveis ou de tratamentos sem sucesso, com crises recorrentes ou crônicas, que atinjam o corpo, a coluna vertebral ou até órgãos internos. A terapia holística traz o conhecimento que abrange medicina ocidental, oriental e espiritual, de acordo com a experiência do terapeuta. Não apenas sobre o corpo físico, mas, ocupacional, tecnológica, espiritual, mental e emocional. Estes que por fazerem grandes estragos, são os principais. Portanto, não envolve diretamente tratar lesões, doenças e uso de medicações que são atribuições de médicos e outros profissionais da saúde, mas a terapia holística age no controle, prevenção e antes destas alterações emocionais se manifestarem no corpo físico” – explica Eliano.


Terapias para dor e sofrimento humano com especialista em coluna vertebral

Além de oferecer a excelência no atendimento como quiropraxista, podemos contar com

todo o cuidado e zelo do Dr. Eliano Moschem, natural de Gramado - RS e com suas raízes nos costumes italianos e alemães desde o berço de sua vida. “Sei dar cuidado para pessoas que têm o trato forte e sofrem de dores tanto físicas quanto mentais ou

espirituais. Atuo como terapeuta holístico também abrangendo tratamentos rápidos para dor e o sofrimento emocional com técnicas que restauram o equilíbrio físico”, destaca.

Atualmente atende em Gramado, Campo Bom, Sapiranga, Frederico Westphalen e Praia

do Rosa – SC, com abertura para iniciação de cursos, atendimentos, facilitações e

vivências com a colaboradora Tatiana em seu centro de terapias, que abre espaço

também para o Curso do Corpo de Dor (TIM - Módulo Zero). MARQUE SUA

CONSULTA OU FALE DIRETAMENTE COM O PROFISSIONAL PELO

WHATSAPP (54) 9 9958-0977. Se identifique e faça a pergunta. OBRIGADO E ATÉ

BREVE.



Saúde e bem-estar em primeiro lugar- Massagens

Os reflexos negativos das situações de tensão diárias que, além de debilitar nosso corpo, prejudicar nossa mente e comprometer as mais diversas atividades também podem ser tratadas com as massagens. A massoterapia consiste em uma série de técnicas milenares de massagem que ajudam a aliviar a dor muscular, combater o estresse, estimular a circulação sanguínea e prevenir diversas doenças.

Existem diversos tipos da prática, como a shiatsu, reflexologia, terapêutica, relaxante, entre outros, que melhoram e revigoram o corpo todo, além de proporcionar outros benefícios, conforme explicou a massoterapeuta Tatiane Gonçalves.

“A massagem traz vários benefícios para a saúde do nosso corpo, mente e espirito. Os principais benefícios são: controla o estresse, melhora a ansiedade, a circulação sanguínea, o sistema linfático, a aparência da pele e elasticidade da mesma, a imunidade, alivia as dores de cabeça, diminui o cansaço, estimula o equilíbrio do intestino, elimina toxinas e resíduos metabólicos e trata a insônia”, enfatizou.

As chamadas “manobras terapêuticas” mais comuns deste tipo de terapia com massagens são:

amassamento, deslizamento, fricção, pinçamento, vibração, além de promover o bem-estar e relaxar regiões tensas do corpo, a massoterapia pode ser usada como tratamento complementar para uma série de problemas de saúde, desde que sempre aliada aos métodos terapêuticos tradicionais. “Os benefícios da massoterapia vão desde a ajuda a combater a sensação de estresse, aliviar as tensões e reduz a ansiedade, aliviar dores musculares, estimulando a circulação sanguínea, melhorando a pressão arterial, contribui para eliminar toxinas e resíduos metabólicos do organismo, diminuindo a insônia e melhora a qualidade do sono e fortalecendo o sistema imunológico” explica Tatiana.

A própria massagem pode trazer benefícios específicos para a região em que está sendo aplicada. Por exemplo, a massagem na cabeça ajuda a aliviar dores de cabeça. Nos pés, contribui para reduzir a dor após caminhar longas distâncias. No rosto, estimula a circulação de sangue e até previne o envelhecimento precoce.

Seja para relaxar, equilibrar as energias ou tratar de dores e incômodos, a massagem é uma excelente opção para pacientes com dores crônicas, principalmente as que acometem as articulações, como artrite, fibromialgia, entre outras. Assim as terapias holísticas existentes, proporcionam um bem-estar que, cada vez mais, tem sido buscado. E você, já parou para cuidar de si hoje? Lembre-se: a saúde não é só física, é mental, emocional e espiritual também.

Contato

(55) 9 9941 1161  - contato@fredmagazine.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

RS 591, N° 200, Jardim Primavera
Frederico Westphalen/RS