Tecnologia e Ciência: Tchêturbo inova mais uma vez e fecha parceria com a UFSM campus Frederico West


A Tchêturbo Telecom tem em seu DNA a inovação e está sempre em busca de novas tecnologias. Por isso, ter um grupo de pesquisadores acadêmicos atuando dentro da empresa sempre foi um sonho. Através da parceria com a UFSM campus Frederico Westphalen e o curso de Sistemas de Informação este projeto se tornou possível.


O projeto tem como objetivo unir dois universos: mercado e a ciência. Será coordenado pelo pesquisador Ricardo Tombesi Macedo e contará com a participação de quatro acadêmicos do curso que durante 36 meses desenvolverão uma plataforma para monitoramento e gestão de infraestruturas de provedores de serviços de internet baseada em técnicas de inteligência artificial.


Os acadêmicos, em parceria com os colaboradores da TchêTurbo, desenvolverão pesquisas relacionadas com a área de gerenciamento dos dispositivos usados para prestar serviços de Internet de modo a empregar técnicas de inteligência artificial para analisar o tráfego e os ativos da rede e identificar eventuais problemas de funcionamento antes que o usuário final perceba os seus dados.


Para o CEO da TchêTurbo, Luiz Bastian Junior, este projeto é um marco para empresa, “essa interação com as pesquisas desenvolvidas na universidade é essencial para que a empresa tenha contato com as tendências, possa compreender os cenários atuais e transformar o mercado de trabalho na área da tecnologia”.


O Professor e Pesquisador Ricardo Tombesi Macedo, coordenador do projeto, ressalta a importância desta ação para os acadêmicos, “Desenvolver o projeto na Tchêturbo possui uma importância fundamental para os acadêmicos e também para a UFSM. Ao conduzir as atividades de pesquisa na empresa, os alunos passam a conhecer a realidade do mercado de trabalho e o dia a dia de um profissional da área da Tecnologia da Informação (TI). Essa experiência contribui de forma significativa em sua formação profissional, permitindo que o mesmo conheça na prática muito dos assuntos e conceitos estudados muitas vezes de forma teórica na Universidade.”


Unir universos para potencializar o conhecimento e promover o desenvolvimento regional na área da Tecnologia da Informação: este é o propósito da TchêTurbo e da UFSM.