Sagrado Feminino

por Bruna Frizon


Assim como a lua demora cerca de 28 dias para dar uma volta completa na terra, o ciclo menstrual da mulher, também é de 28 dias aproximadamente (podendo variar de mulher para mulher). A lua influencia nas mares (águas) como também influencia nosso corpo mulher, que é composto por mais de 70% de água.

O Sagrado Feminino estuda essa conexão do ciclo da mulher com o da lua, auxiliando no processo de desenvolvimento e entendimento da mulher sobre seu estado emocional e físico durante o mês. Você já parou para observar, por exemplo, como suas mudanças de humor, se manifestam durante o mês? Em qual período sua força de ação é maior? As fases da lua coincidem com as fases do ciclo menstrual, e os estados de humor e hormonais estão sob a sua influência.

- PERÍODO MENSTRUAL: LUA NOVA Esta fase representa o início de um novo ciclo para a mulher, o corpo físico passa pelo processo de escamação do endométrio, liberando a menstruação. Estamos no nosso inverno interno, onde já nos despimos de nossas folhas secas, e buscamos dentro de nós o necessário para recomeçar. De forma simbólica, junto com seu sangue, a mulher também libera todas as emoções e acontecimentos que foram vivenciados durante o ciclo que agora chega ao fim. É é hora de ser abrir para o novo. Este é o período ideal para PLANEJAR o que você deseja, pois sua energia maior é de introspecção. Estamos vivendo a força do elemento terra.

- PERÍODO PRÉ-OVULATÓRIO: LUA CRESCENTE

Nesta segunda fase do ciclo, começamos nossa primavera. Assim como na natureza, começamos a florir novamente e nossa energia, que antes era de introspecção começa a voltar-se para o externo. Estamos mais comunicativas e com mais força de ação, por isso é um bom período para COMEÇAR AGIR na direção daquilo que desejamos. Estamos vivendo a força do elemento ar. - PERÍODO OVULATÓRIO: LUA CHEIA

Assim como a lua cheia é brilho total, a mulher também fica radiante nesta fase! Este período representa a estação do verão para a mulher. tudo aqui fica mais claro e iluminado. sabe aquela sua ideia ou projeto? É hora de EXECUTAR com muita clareza! Nesta fase a facilidade em expressar-se é ainda maior do que na lua crescente, e estamos mais abertas para ver pessoas e socializar. Mas cuidado para não doar-se em excesso e esquecer de si, pois essa é um fase onde o instinto cuidador da mulher está aflorado. Se você observar o seu mês, irá perceber que existe uma fase em que você esta se sentindo com a autoconfiança mais elevada, magnetismo forte e libido em alta. Essa fase é a da lua cheia! Estamos vivendo a força do elemento água. - PERÍODO PRÉ-MENSTRUAL: LUA MINGUANTE

É tempo de limpar e liberar tudo o que não serve mais... os cantos da casa, da vida e da alma. Ouvindo o sussurro mais profundo sobre o que deve permanecer e o que deve ir. Essa fase representa o outono, e chega a hora de rever tudo o que você realizou nas fases anteriores. . É um bom momento para limpar armários, tirar coisas que não usa, jogar fora as coisas quebradas e limpar seus pensamentos. Nesta lua estamos novamente mais introspectivas, e consequentemente mais analíticas. Temos a oportunidade de revisar onde estamos colocando nossa energia diariamente e para onde estamos direcionamento nossos pensamentos. Estamos vivendo a força do elemento fogo.

Conhecer e entender nossas fases nos permite fluir de acordo com nossos ciclos. Quando nos conhecemos, sabemos nos acolher e aproveitar melhor nossa energia feminina.