PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO


Todo mundo em algum momento da sua vida tem o desejo de construir sua nova residência ou mesmo reformar a sua já existente, porém, o que a maioria não se atenta é para o fato de que isto deve ser feito de modo planejado para não transformar um desejo, às vezes de anos, em uma enorme frustração. E por onde começar? Eu respondo, pelo EVF! Do que se trata? Nada mais é do que o Estudo de Viabilidade Econômica, ou seja, um estudo onde você vai conseguir adequar o seu capital financeiro ao seu sonho, sem imprevistos, sem dores de cabeça, sem precisar tomar empréstimos às vezes feito às pressas, sem qualquer análise.

Neste estudo é feita uma avaliação mais superficial dos seus custos, incluindo o terreno, os materiais de construção necessários para a obra, o custo da mão de obra, e a compra do mobiliário, pois muitas vezes a mobília é responsável por uma parte considerável deste custo. É elaborado um cronograma estimativo para se ter uma ideia aproximada dos custos e assim definir alguns parâmetros, como área do terreno, área de construção, materiais a serem utilizados nos acabamentos, esquadrias(madeira, PVC ,alumínio), pisos (podem variar de R$10,00 a R$400,00 o m2) , forro (PVC, gesso, madeira) e outros, de modo que o seu sonho possa de fato se tornar uma realidade.

Isto feito, é definido o projeto, agora é hora do arquiteto, de posse destas informações, traduzir no papel aquilo que você tanto deseja. Após o projeto feito, então parte-se para o orçamento definitivo, onde o futuro proprietário terá o valor bastante aproximado do que de fato irá precisar para sua obra, assim como o fluxo de pagamentos, podendo organizar-se para dispor dos valores necessários ao longo da construção, sem surpresas. Com um planejamento bem feito pode-se economizar de pelo menos de 30 a 40% do custo de uma obra.

Lembrando ainda que as reformas em apartamentos devem ter uma ART assinada por um engenheiro e a solicitação feita por escrito ao síndico do prédio com os dados da reforma, como início, fim, horários de trabalho, etc, pois o síndico é o responsável pela obra.



Construções

Reformas

Orçamentos e EVF

Cronograma

Perícias Judiciais

Inspeção Predial


@engalvaroungaretti fone: 99716-2809.