Mentoria TE APURA abre vagas gratuitas e online para artistas do RS

Apura e Em Cena Centro de Dança realizam a mentoria Te Apura, com oferecimento de bolsa de estudos para profissionais da cultura do interior do RS


O TE APURA é um projeto de capacitação em produção cultural voltado especificamente a artistas (das diversas linguagens e capacidades). O projeto prevê a instrumentalização desses sujeitos enquanto agentes culturais nas suas comunidades de maneira autônoma, eficaz e adaptável às circunstâncias político-sociais através da familiarização com a produção cultural e suas especificidades.

A metodologia elaborada para o projeto esclarece e facilita o entendimento das políticas culturais conectando sua complexidade com o fazer artístico dos artistas participantes da capacitação, possibilitando a aplicação desses conhecimentos (das burocracias, da leitura de editais, da elaboração e execução de projetos, dos trâmites e obrigatoriedade de documentos) diretamente em seus trabalhos.

O TE APURA surgiu, em 2020, da observação da necessidade de artistas se compreenderem enquanto agentes e profissionais da cultura para que seus fazeres artísticos se materializem de maneira sustentável e constante. Essa observação aconteceu durante os mais de cinco anos que Eloísa Sampaio, Laís Bittencourt e Bianca Lopes trabalham com produção cultural em diferentes localidades e contextos pelo país.

Além da mentoria proposta para este edital, o TE APURA vêm trabalhando outras ações de capacitação desde sua criação como treinamento em grupo, visando o papel do “artista-realizador”, aulas ao vivo sobre a ferramenta administrativa 5W2H e publicação online de conteúdo explicativo de produção voltada para artistas.

Serão oferecidas 50 bolsas de estudos no valor de R$400,00 cada, distribuídas nos 43 municípios da AMZOP, todos no estado do Rio Grande do Sul, para artistas da região participarem da capacitação em formato de MENTORIA, onde desenvolverão, cada um, a escrita de um projeto artístico/cultural.

Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.


SERVIÇO:

Chamamento para a mentoria: encurtador.com.br/CFKPT

Inscrições (via formulário disponível no chamamento acima): de 15 a 23/05/2021

Mentoria online: de 31/05 e 27/06/2021

MAIS INFORMAÇÕES: insta @te.apura ou email apuracult@gmail.com