Liga de Frederico Westphalen inicia campanha Outubro Rosa


Mais de 4000 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e de colo de útero no Rio Grande do Sul em 2020, segundo dados do Instituto Nacional do câncer (INCA). E como outubro foi escolhido para representar o mês de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças, a Liga Feminina de Combate ao Câncer, de Frederico Westphalem, deu início à abertura da campanha Outubro Rosa, nesta sexta-feira (1). A presidente da entidade, Elizabeth Schmitz Stefanello, foi uma das convidadas para integrar a roda de conversa sobre o tema, proposta pelo complexo Luz e alegria.

A entrevista também contou com a presença da secretária de Saúde de Frederico Westphalem, Tais Condaten, e a clínica geral, Isabela Schneider.


"Outubro é o mês que conscientizamos mulheres sobre a realização de exames preventivos. E nós, como instituição voltada para saúde, temos por objetivo alertar a população para que se olhem com um pouco mais de carinho. E que aproveitem não só este mês, mas, sim, o ano todo para buscar atendimento", disse a presidente Elizabeth Schmitz Stefanello.


A médica Isabela enfatizou a necessidade de mulheres com histórico familiar de câncer, como mãe e irmãs, buscarem atendimento anual.

"Mulheres que tem histórico familiar de primeiro grau necessita acompanhamento antecipado, a partir dos 30 anos. Já as que não têm histórico na família, a partir dos 50 anos devem fazer acompanhamento anual. Lembrando que o autoexame é apenas um complemento, ele não substitui os exames solicitados pelo médico", explicou Isabela.


Como grande parte das mulheres esperam outubro para agendar exames, a secretária de saúde de Frederico, Tais Candaten, informou que a partir do dia 5 o Posto Central irá estender o horário de funcionamento. E reforçou que não é preciso aguardar o mês de outubro para se cuidar. "Outubro rosa é o momento para chamar a atenção de toda a comunidade, mas precisamos dar sequência às consultas, exames de toque. Isso pode como deve ser feito em todos os meses do ano", concluiu a secretária.