Frederico Em Luz 2020: inicia oficialmente a temporada mais bonita do ano

Atualizado: Jan 9

Em sua 11° edição, a realização do evento será um pouco diferente neste ano devido à pandemia do coronavírus, mas sem perder o encanto e magia do Natal


Uma das principais datas comemorativas do calendário cristão. O Natal é um período de gratidão, fraternidade, fé, amor e união. Essa atmosfera que se forma nesse período, seja por seu significado cristão ou simbólico, contagia pessoas pelo mundo. Com a chegada do mês de dezembro, as decorações natalinas tomam conta das casas, comércios e ruas.


No município de Frederico Westphalen o resgate da simbologia do Natal transforma a cidade deixando-a mais bonita nesse período festivo. O Frederico em Luz é um evento muito aguardado pelos frederiquenses e moradores da região do Norte do Estado, pois, tradicionalmente, uma programação diversificada de apresentações com talentos locais, shows nacionais e desfiles. Além da programação que ocorre na Praça da Matriz e no Largo Vitalino Cerutti, as ornamentações e decorações, como as luzes, enfeites e árvores natalinas, são instaladas em diversos pontos da cidade e encantam crianças, adultos e idosos.


Pensando nisso, Frederico Westphalen desenvolve ações e iniciativas que contribuem no fomento econômico, social e cultural à nível local e também regional. Para o prefeito municipal José Alberto Panosso, o Frederico em Luz valoriza o comércio local e fortalece o turismo no município.

“Frederico se destaca como local diferenciado de beleza, cultura e desenvolvimento comercial. A economia move diferentes setores, desde o gastronômico às lojas. Tudo converge para o desenvolvimento local”, destacou o prefeito.


O Frederico em Luz tem como propósito comemorar a data cristã do Natal unindo às famílias e a comunidade, bem como, agregando pessoas ao projeto por meio do voluntariado, que soma na construção e realização da programação do evento. Desde sua criação, tem superado expectativas pois já consagrou-se como um dos maiores eventos do município e região. Como o próprio nome sugere, a iluminação do evento é um destaque transformando a cidade em um verdadeiro ponto turístico da região à noite, proporcionando experiências especiais a cada um que vivencia a grandeza do evento.


Juntamente com o resgate do espírito natalino, um dos objetivos do projeto é aliar cultura, diversão e impulsionar o comércio local, relata a primeira-dama do município, Sirlei Panosso, uma das principais pessoas à frente da organização do Frederico em Luz.


“Desenvolver ações que fomentem o comércio, o turismo, enfim, o retorno econômico para nossos munícipes e, sobretudo, possibilitar que a comunidade local e regional se encante com todo o evento, tendo momentos de apreciação do belo, da arte e da cultura que nos identifica. A cada ano a Comissão Organizadora se desafia a criar uma nova experiência reutilizando todo material produzido. Este trabalho exige criatividade, múltiplos olhares e trabalho de muitos pares de mãos”, ressaltou Sirlei.


Pela grande importância que o projeto adquiriu durante estes anos, o evento se consagrou como uma das principais atrações culturais na região, garantido a continuidade em outras gestões municipais desde sua idealização. Quando inicia o mês de novembro, época em que as decorações começam a ser instaladas, toda comunidade frederiquense acolhe o clima natalino.


No ano em que a orientação é o isolamento social, a chegada do Natal mais do que nunca traz um pouco de esperança e alegria para a vida das pessoas. A data com certeza nesse ano terá significados distintos. 2020 está sendo um ano delicado de muitas incertezas e perdas. Por isso, esse Natal, também é momento de reflexão. É preciso relembrar o propósito da comemoração do nascimento de Jesus Cristo e um dos seus principais ensinamentos: amor ao próximo. É momento de união mesmo que de uma maneira um pouco diferente. É nisso que está a magia e o encanto do Natal, levar esperança, aquecer o coração de cada um com amor, gratidão e união transformando a vida das pessoas mesmo que só por um momento. Esse é o verdadeiro significado do Natal.




Frederico em Luz 2020



Uma grande marca do Frederico Em Luz é o dia de abertura oficial do evento. Os fogos de artifício iluminam a primeira noite de cada edição, que avisa a chegada de um momento especial. No entanto, neste ano de 2020, devido ao momento delicado da crise sanitária da pandemia do coronavírus, o evento será realizado de maneira atípica e foi preciso algumas adaptações.


A abertura oficial do Frederico Em Luz 2020 aconteceu no dia 11 de dezembro, realizada no formato on-line, por meio de uma transmissão ao vivo na página da Prefeitura de Frederico Westphalen no Facebook, onde estavam presentes na Praça da Matriz o prefeito José Alberto Panosso, a primeira-dama e coordenadora do Frederico em Luz, Sirlei Panosso; o presidente da Câmara de Vereadores João Vendruscolo e sua esposa Francieli Sponchiado. Na oportunidade, João destacou a importância da união de esforços e o trabalho voluntário para a realização do evento. O presidente da Câmara expressou o desejo de que o Natal traga esperança e fez um pedido especial a comunidade, para que os frederiquenses façam suas compras de final de ano no comércio local pensando também no fortalecimento do setor e retorno para o município.


Para o prefeito, além da representação do espírito natalino de alegria, de paz e amor que o Frederico Em Luz significa, também existe a preocupação para com o aquecimento econômico do município. O prefeito salientou ainda para os cuidados com os protocolos de contenção ao coronavírus orientados pela área médica.

"Temos todos os cuidados dos protocolos, temos muito álcool em gel e também vai ser distribuído máscaras para as pessoas", afirmou Panosso.


Por fim, aconteceu o tradicional ato simbólico de entrega da chave da cidade para o Papai Noel, que marca a abertura do Natal em Frederico Westphalen.





Texto: Francelen Soares