Escócia é o primeiro país a oferecer absorventes gratuitamente

Parlamento escocês votou por unanimidade a favor da distribuição de produtos de higiene às pessoas que menstruam




A Escócia aprovou um plano de distribuição gratuita de absorventes em espaços públicos às pessoas - mulheres e meninas cisgêneros e homens meninos transgênero que precisam destes tipos de produtos devido a menstruação, na última terça-feira (24). O país é o primeiro no mundo a tomar esta medida. O projeto de lei impõe às autoridades locais que garantam a qualquer pessoa que precise de produtos menstruais possa tê-los gratuitamente. A iniciativa impacta positivamente na luta para acabar com a pobreza menstrual.


O que é a chamada Pobreza Menstrual?


A pobreza menstrual é um problema de saúde pública que afeta pessoas que menstruam em todo o mundo. Além da questão financeira que impede o acesso a estes tipos produtos de higiene, como o absorvente, problemas como a falta saneamento básico estão relacionados com a problemática.


Não ter acesso a produtos de higiene durante esse período impacta a vida das mulheres em vários âmbitos. Mulheres e meninas que deixam de frequentar a escola ou trabalho durante esse período afetando o rendimento escolar e também econômico. Além disso, a utilização de outros materiais para conter o fluxo pode causar problemas de saúde nas mulheres, como infecções.


De acordo com a ONU Mulheres, 12,5% das meninas e mulheres ao redor do mundo vivem na pobreza, o que as impede de acessar meios adequados e seguros durante o período menstrual.