Emoção da luta: a coragem de não desistir

Consagrado campeão brasileiro de Muay Thai, título conquistado no final de junho de 2019, o atleta e instrutor frederiquense, Evandro Szakura vai ao mundial de Muaythai na Tailândia


“Tive a coragem, conquistei a glória, percorri um longo caminho, agora eu não vou parar”. Esse trecho da música “Eye Of The Tiger”, da banda Survivor, está na trilha sonora do filme “Rocky III”, mas pode perfeitamente ser, também, a música a embalar a história do instrutor frederiquense e atleta de MuayThai, Evandro Szakura. Com 16 anos, começou a treinar e aos 22, conquistou um título inédito para a região e também para sua carreira: sagrou-se campeão brasileiro de MuayThai. Olhando assim até parece fácil, porém, ao longo desses seis anos enquanto atleta, muitas foram as dificuldades e os percalços no caminho, mas nada capaz de ser maior do que os sonhos que se têm.


Um motivo para extravasar, um caminho para seguir

Uma rotina puxada era vivida diariamente por Evandro logo que começou a treinar. Durante o dia, trabalhava em uma mecânica, à noite, estudava e, após as aulas, iniciava os treinos, que iam das 22h40 até quase meia-noite. Se chovia, ele estava lá, mesmo com fome, ele não perdia um treino.

“Eu venho de uma família humilde, desde criança eu trabalhei para poder ter minhas próprias coisas, comecei na luta como maneira de expressar meus sentimentos, pois na minha adolescência fui uma criança rebelde, que brigava muito, e no MuayThai encontrei um motivo para minha dedicação. Desde então, meu objetivo se tornou só um: ser reconhecido pelo que faço, quero ser o melhor no que eu faço”, explicou Evandro.

Conforme foi pegando gosto pela luta e já há algum tempo tentando a tão sonhada vaga para o Mundial na Tailândia, Evandro decidiu sair do emprego e dedicar-se 100% ao MuayThai.


Sonhar ou sobreviver?


Sonhar, foi o que escolheu Szakura nessa fase. Com a ajuda de pessoas que acreditaram em seu potencial, depois de quase sete anos de dedicação aos treinos, 30 lutas e 25 vitórias, superou seus objetivos e os obstáculos do caminho, e conquistou o título de campeão gaúcho de Muay Thai. Só que as vitórias não parariam por aí, a realização do sonho estava só começando.

Com foco total no Mundial da Tailândia, que inicia na próxima semana, o atleta, junto de seu treinador, Rafael Guglielmin, da Academia Raja Fight Club, e dos colegas de treino João Scapin e Amilton Coelho, trancou a faculdade e partiu com tudo para os treinos, que aconteciam três vezes ao dia.

E foi com um nocaute já no primeiro round da luta contra o até então campeão brasileiro de Muay Thai, Rafael Franscelino, do Rio de Janeiro, lá em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha que, no dia 29 de junho de 2019, Evandro Szakura ganhou o cinturão que o sagrou campeão brasileiro de Muay Thai na categoria 67 kg Proam. Essa vitória lhe deu não só uma vaga para o Mundial da Tailândia deste ano e ainda, vaga para o Pan-Americano no Uruguai, trouxe também a certeza de que o sonho está a cada luta mais próximo de se tornar oficialmente realidade.

Mais foco do que nunca

Emoções a parte, o foco está no Mundial da Tailândia, não somente com treinamento pesado, mas também na arrecadação de fundos para custear as despesas que Evandro e seu treinador Rafael terão com a viagem, por isso, todo apoio financeiro, seja ele privado ou empresarial, é bem-vindo.

Hoje estou mais focado do que nunca, vou buscar o que é meu! Vou derrubar um por um, superar cada dia cada obstáculo, até chegar a minha hora”, finalizou Evandro.

Boa sorte Evandro!

Contato

(55) 9 9941 1161  - contato@fredmagazine.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

RS 591, N° 200, Jardim Primavera
Frederico Westphalen/RS