Dores nas pernas saiba se ela provem de uma doença séria ou não

Dor nas pernas é uma situação muito comum e também muito incômoda na vida das pessoas, em alguns casos elas não provem de uma doença séria, no entanto em outras situações existe patologia associada causando os sintomas.


por dr. Maurício Vacaro


Quando a dor está localizada em alguma articulação e com limitação da função, provavelmente é de origem ósteo articular e o profissional a ser consultado é um ortopedista. Já quando a dor das pernas ou somente de uma perna tem como característica a sensação de choques, formigamento, queimação ou irradiação da coluna para a perna, possivelmente é de origem neurológica e um ortopedista ou neurologista deve ser procurado.

As doenças de origem vascular muitas vezes causam sintomas na perna como inchaços ou feridas e também dores no membro. A doença vascular mais prevalente é a de varizes que por sua vez, também causa dores moderadas nas pernas do tipo: dor em peso e sensação de aperto nos membros inferiores. Em seus casos mais graves da doença as dores são maiores, pois existem mais inflamações nas veias doentes, nessas situações pode-se ainda ocorrer feridas nas pernas (úlceras varicosas), as quais são muito dolorosas.

Outra doença vascular que causa dor extrema dos membros é a existência de uma oclusão arterial que pode ser aguda e causar dores lancinantes do membro afetado, com palidez acentuada e formigamento extenso. Há ainda a possibilidade da existência de oclusão arterial que vai se formando lentamente e sendo um quadro crônico, onde ocorrem dores nas pernas, especialmente durante a caminhada, podendo também evoluir para feridas (úlceras isquêmicas) que são extremamente dolorosas e também apresentam tecido desvitalizado.

É interessante comentar sobre feridas nas pernas, que são situações de desconforto e dor para os pacientes. Pensa-se que sempre estão associadas com doenças circulatórias do membro, o que não é verdade. Doenças inflamatórias, doenças reumatológicas, doenças infecciosas, tumores de pele também podem causas feridas dolorosas nas pernas, mesmo estando normal a circulação do membro. A busca pelo profissional adequado quando as dores forem muito corriqueira é de extrema importância para tratar a possível patologia e evitar os desconfortos.

Contato

(55) 9 9941 1161  - contato@fredmagazine.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

RS 591, N° 200, Jardim Primavera
Frederico Westphalen/RS