Como superar as 5 ondas do Coronavírus

O coronavírus trouxe muito mais que medo com relação a saúde do brasileiro, ele tem se tornado um grande inimigo da economia como um todo.


Devido a sua fácil propagação do Covid-19, muitas cidades intitularam o isolamento social como medida de prevenção e por consequência dessa, pequenos e grandes negócios tem sofrido um grande impacto, baixa nas vendas, mercado econômico parado e desemprego.

De acordo com alguns especialistas o coronavírus terá 5 ondas, a primeira o início na China, a segunda diz respeito ao momento que passamos do isolamento, a terceira é a volta, a instabilidade, as mudanças de hábitos. A quarta onda será a guerra de preços e por fim a quinta a onda da superação onde nossos negócios estarão remodelados e teremos a nova forma de consumo já em andamento. Conversamos com a psicóloga e coach de negócios e especialista em liderança Andressa P. Perotti, sobre como seu negócio pode encontrar meios de superar e sair vencedor dessa situação.

FredMagazine: Andressa estamos num novo momento econômico no mundo. O que o empresário deve fazer para driblar as dificuldades que estão aí e que virão no futuro? Andressa: O empresário e o mundo estão em casa, o coronavírus atingiu a saúde física, economia e nossa saúde mental. Como empreendedor, você não pode se sentir sozinho, o gestor precisa chamar pilares do negócio para pensar junto, formar um comitê de crise e refletir, para encontrar soluções para a empresa. Esse é o momento de engajar a equipe. E quanto ao funcionário ele deve estar ativo, pois quanto mais auxiliamos a empresa que fazemos parte, mais podemos ajudar a nós como cidadãos, e mais, proteger nosso bem estar. Outra maneira importante nesse momento é ir para o meio digital e usar esses, realizar reuniões online, mudar seu posicionamento na rede, etc.


FredMagazine: O cliente está mudando sua forma de pensar e consumir. O que pode ser feito para posicionar melhor sua marca no mercado?

Andressa: Se posicione nas redes sociais de forma criativa, fazer um trabalho diferente permite criar novas possibilidades. Faça ações para seu cliente, aproxime-se dele de forma diferente e esteja presente. Por exemplo oriente seu cliente, dê dicas, faça tele entrega e pedidos online, dicas de como ele pode se alimentar bem, estar presente. Remodele-se. Mas acima de tudo cuide do seu cliente, esteja presente.

Não adianta ficar reclamando dos problemas, chegou o momento da ação. Temos que perceber o que o meu nicho está fazendo. Os melhores do meu nicho estão fazendo como? Observe, adapte ideias que podem ser realizadas no seu negócio e coloque elas em ação no momento certo. O consumo vai mudar, e nesse processo de recuperação econômica as pessoas irão consumir o mais barato e fidelizar o cliente é importante. Por isso pense em combos, estratégias mais acessíveis a você, agregue produto + serviços. E quando falamos em guerra de preços é preciso ter cuidado, pois quando se acostuma o cliente com preços muito baixos, depois fica difícil cobrar o real valor do seu trabalho.


FredMagazine: O acesso à internet teve um grande aumento. É chegado ao momento de investir no meio digital?

Andressa: Acredito ser o momento de investir na produção de conteúdo, notícias, informações. Se posicionar na rede social é fundamental.

Pense no teu avatar- teu público alvo, como você pode solucionar e ajudar teu avatar?!

O consumo estando maior revela que não há outra alternativa a não ser estar na rede, se você não tem condições precisa investir na rede. E o mais importante, os resultados não virão de um mês para o outro, é uma construção, as pessoas irão se acostumar com sua presença, criar um hábito, há uma demora para adaptação e para o retorno do marketing. Precisa-se reestruturar tua marca na rede, pois é ali que elas têm uma leitura daquilo que você vende, do serviço que prestas. O marketing de diferenciação é o caminho. Seja um líder corajoso, resiliente e com o desejo de vencer.

Quer saber mais sobre o trabalho da Andressa siga o perfil no instagram: @resultamaisconsultoria ou @andressaperotti, ou ainda pelo facebook: resultamais. Nos últimos dias a Resulta Mais lançou o Método Triunfar que busca auxiliar nesse momento o seu negócio que precisa de ajuda para superar, sair do caos e da zona morna. O cenário pede que seja desenvolvido um olhar mais aguçado e pensamentos diferenciados para que seu negócio mantenha-se no mercado, é necessário enxergar os pontos cegos em sua estratégia e desenvolver os ajustes necessários no seu posicionamento e modelo de negócios.

Contato

(55) 9 9941 1161  - contato@fredmagazine.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

RS 591, N° 200, Jardim Primavera
Frederico Westphalen/RS