Comércio de Frederico Westphalen tem horário ampliado para o mês de dezembro

Devido aos horários estendidos, os consumidores terão mais tempo para aproveitar as ofertas



Com o objetivo de movimentar o comércio local durante o mês de dezembro, em decorrência da época festiva, os lojistas estenderão os horários de funcionamento dos estabelecimentos. Além da flexibilidade nos horários para o tradicional Sabadão dos Negócios, o comércio terá seus horários de funcionamento também durante a noite.


Nos dias 17, 18, 21, 22 e 23 de dezembro o comércio ficará aberto das 8h às 21h30min. Nos dias 5, 12 e 19 de dezembro também ocorrerá o Sabadão dos Negócios, com o funcionamento das lojas a partir das 8h até às 12h e das 13h30min às 16 horas.

O horário de funcionamento do domingo, 20, será das 16h às 20h. Já na véspera de natal, 24, as lojas ficarão abertas até às 17h (deverá ser observado os intervalos previstos em lei).


Os estabelecimentos que desejarem utilizar este calendário de horários, deverão obrigatoriamente se comprometer a protocolar junto ao SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE PALMEIRA DAS MISSÕES até o dia 16/12/2020, ou enviar para o e-mail sindicatocpm@gmail.com, os acordos de compensação de horários de trabalho, referente a abertura e escala de funcionários. Maiores dúvidas entrem em contato pelos fones (55) 3742-1985 / (55) 999662675. Cfe. cláusula n° 45 A da CCT 2020.


Aqueles que não realizarem o protocolo de compensação, deverão obrigatoriamente pagar horas extras aos seus empregados com acréscimo de 100% sobre a hora normal na folha de pagamento do mês de dezembro de 2020. Além disso, somente as empresas que protocolarem o acordo com a entidade Sindical Profissional poderão utilizar da mão de obra emprega no domingo, sendo que essas horas devem ser pagas com o adicional de 100% sobre cada hora trabalhada.


Os empregados que trabalharem no período mencionado acima possuem o direito a um intervalo intrajornada de uma hora e trinta minutos e um intervalo para lanche de uma hora. Aqueles que trabalharem por mais de 4hs ininterruptas durante o período de pré Natal, possuem o direito de um lanche diário fornecido pela empresa. É importante salientar que as horas extras totalizam 16 horas, que devem ser gozadas pelos funcionários em dois dias corridos entre os meses de dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021.


As empresas que decidirem adotar duas jornadas de trabalho no período citado acima poderão contratar funcionários para suprir suas demandas, mas empregados menores de 18 anos de idade e mulheres gravidas, em período de prorrogação e compensação de horários, ficam impedidos de trabalhar. É uma obrigatoriedade que lojas com mais de cinco funcionários registrarem em livros ou cartões-ponto a correta jornada efetuada pelos empregados no período do Natal.


Se respeitada a jornada semanal legal de trabalho, as empresas poderão ultrapassar a duração normal até o máximo permitido por lei, visando à compensação das horas trabalhadas em outro dia da semana, sem que este acréscimo seja considerado como trabalho extraordinário. Também, as empresas são PROIBIDAS de utilizar Mão de Obra Empregada no dia 15 de fevereiro de 2021 (segunda-feira de carnaval) e no dia 16 de fevereiro de 2021 (terça-feira de Carnaval).


Segundo o Presidente da CDL-FW, Yuri Vendruscolo de Souza, “a ampliação dos horários do comércio é muito importante em relação às vendas, pois é natural que todo o varejo e comércio possua uma ascensão nessa época do ano, é por isso que precisamos nos adaptar com os horários mais flexíveis para que os clientes consigam ir até os estabelecimentos de uma forma mais tranquila.” Também, é importante salientar que com os horários mais amplos, os consumidores conseguem circular com mais calma, sem causar muita aglomeração.


Com essa adaptação para as compras, tanto os lojistas, como os clientes serão beneficiados. Uma grande vantagem é que ao comprar com os associados da CDL-FW e ACIFW participantes da campanha Show de Prêmios, o consumidor recebe cupons e concorre a um carro zero km e dez mil em vale-compras. O sorteio dos prêmios será no dia 29 de dezembro.


A CDL-FW e a ACIFW reforçam que os clientes e empresas do município devem continuar fazendo seu papel em relação à prevenção da Covid-19, respeitando todas as normas sanitárias desenvolvidas pelas autoridades. Antecipar as compras também é uma boa maneira de evitar aglomerações e proteger-se do coronavírus.