Closet: lugar exclusivo da casa

Cada vez mais acessível e presente nos lares, esse tipo de espaço é número um quando o assunto envolve organização, praticidade e funcionalidade. Vamos conhecer mais?


Nem sempre é uma tarefa simples guardar roupas, calçados, acessórios e outros itens usuais em um único local, pois é preciso espaço para armazenar tudo sem que nada estrague. Para solucionar esse impasse, surgiram os closets. Esse tipo de ambiente está aparecendo com cada vez mais frequência nas casas e apartamentos, pois permite a organização das peças de vestuário, oferece funcionalidade ao espaço e ainda leva praticidade ao dia a dia.


Múltiplas vantagens

Os closets podem ser projetados para otimizar espaços e sua proposta é proporcionar um lugar exclusivo da casa que permita a organização de roupas, calçados e acessórios, não sobrecarregando outros locais, como o quarto de dormir, por exemplo. Também pode ser adaptado a algum corredor da casa e possuem inúmeros benefícios, como explicou a arquiteta e urbanista, e especialista em Arquitetura e Design, Carine Milani.


Os closets são capazes de comportar grande quantidade de roupas, calçados e demais pertences pessoais de maneira organizada. Além disso, devem ser projetados com exclusividade para cada pessoa, isto é, desenvolvidos conforme as necessidades e os tipos de roupas que cada pessoa possui”, explicou Carine.

Quanto ao estilo desse tipo de ambiente, o que predomina é o compacto, que possibilita a armazenagem de uma grande quantidade de coisas, sem comprometer o espaço. Contudo, como trata-se de algo mais pessoalizado, que vai ser projetado de acordo com as necessidades de cada usuário, o estilo está sujeito a sofrer variações de pessoa para pessoa.


Tem que ter

Como os closets têm sua funcionalidade direcionada para a praticidade na hora de se arrumar e também facilitar a organização dos itens de vestuário, algumas coisas não podem faltar nesse ambiente, como armários – com preferência para os móveis planejados - separadores de acessórios e, claro, uma decoração criativa.

“Sou uma arquiteta muito funcional quando diz respeito à organização de um closet. No meu ponto de vista, a praticidade dos cabideiros não pode faltar e uma gaveta subdividida para joias e acessórios femininos, assim como uma de relógios e gravatas para o masculino”, finalizou Milani.

Desde o mobiliário até a decoração, o fato é que esse conjunto de elementos deve proporcionar uma atmosfera aconchegante, sofisticada e convidativa na hora de usar o closet.


Dicas

E para aqueles que querem ter um closet, mas sem gastar muito, Carine traz duas dicas bem bacanas, no estilo “faça você mesmo”. Confira:



Escada multifuncional

1 - Pegue uma escada de madeira e lixe para remover a aspereza;

2 - Pinte a madeira da cor desejada;

3 - Fixe no item uma mão francesa (suporte de apoio) de cada lado (deve ser pintada da mesma cor da escada);

4 - Agora é só pendurar a escada na parede, fixando-a a partir da mão francesa.















Cabideiro customizado

1 - Pegue um galho/ tronco reforçado, meça espaços de 4 cm e marque;

2 - Com uma furadeira, faça furos nos pontos marcados e insira parafusos argolas para segurar os cabides;

3 - No lado de cima do tronco, faça dois furos (um em cada extremidade) e coloque parafusos argolas;

4 - Coloque correntes para sustentar a arara improvisada e pendure o item no teto.


Contato

(55) 9 9941 1161  - contato@fredmagazine.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

RS 591, N° 200, Jardim Primavera
Frederico Westphalen/RS