Administração anuncia Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19

Previsão é de que vacinas estejam à disposição até o final desta semana


Frederico Westphalen receberá nos próximos dias doses da vacina contra a Covid-19, e a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, já elaborou o Plano Municipal de Imunização. O trabalho foi desenvolvido pelas equipes de profissionais de saúde e está pronto para ser executado assim que o imunizante estiver à disposição no município. A previsão é que até o final dessa semana as doses já estejam disponíveis.

De acordo com a chefe do Setor de Imunizações do Posto Central, Rafaela Albarello, a primeira etapa da vacinação será para idosos que residem em asilos com mais de 70 anos e profissionais da saúde. A segunda etapa abrange idosos entre 60 e 70 anos. Na terceira fase serão vacinadas pessoas com doenças crônicas, como diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, pessoas com órgãos transplantados sólidos, com anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Conforme a secretária da Saúde, Tais Candaten, a vacinação será feita nos postos de saúde através de drive thru e visitas domiciliares para acamados. Nestes casos é necessário agendar a visita da equipe de saúde através do telefone 3744-3244 ou 3744-4911.

“É importante que a população tenha paciência, pois todos serão vacinados. Neste primeiro momento, idosos e profissionais da saúde serão vacinadas, mas haverá vacina para todos”, explicou Tais.

Para o prefeito em exercício, João Vendruscolo, o município, através do excelente trabalho realizado pela Secretaria de Saúde e profissionais que atuam no Posto Ayres, atuou intensamente no combate e prevenção ao coronavírus e, com a chegada da vacina, o trabalho será intensificado em ações preventivas.

“Nossos profissionais de saúde que atuam na Central Covid-19 realizam um trabalho espetacular e a chegada da vacina vai nos permitir trabalhar com mais foco em ações de prevenção”, pontuou.

Para receber o imunizante é obrigatória a apresentação do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), o CPF e todos devem usar máscara.

Onde se vacinar?

A população deve se dirigir aos postos de saúde do Centro e dos bairros Jardim Primavera, Aparecida e São Francisco de Paula, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.

Nos Postos dos bairros Aparecida e Jardim Primavera, a vacinação será feita através de Drive True. Então, o público-alvo deverá ir até as unidades de saúde de carro.

Contraindicações

Informe aos profissionais da saúde se você...

... tem doenças agudas e febre;

É gestante;

Já apresentou reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina contra a Covid-19;

Já apresentou reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina;


Contato

(55) 9 9941 1161  - contato@fredmagazine.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

RS 591, N° 200, Jardim Primavera
Frederico Westphalen/RS