Acolhimento, afeto e confiança

Conheça a teoria de Winnicott que explica a relação entre mãe e filho na hora da amamentação. por Débora Dalegrave



Colocar o dedo na boca da mãe, enquanto mama.. o que significa?

O professor de filosofia e estudioso da teoria winnicottiana na Unicamp, Zeljko Loparic, tras em seus estudos que a relação mãe- filho quando constituída de acolhimento, amor, segurança, a criança desenvolve/aprende sobre a reciprocidade, o dar e receber; e na amamentação esse gesto se torna mais presente; o bebê sente-se amado, sente que esta recebendo algo, que está sendo nutrido além do leite, pela doação, carinho, desprendimento e segurança de sua mãe... e aí eles ( bebês) pensam.. o que posso fazer para retribuir tudo isso??

Com base na teoria de Winnicott, a qual observou os bebes durante a fase da amamentação, notou-se que eles apresentavam os meus gestos, de dirigir a sua outra mãozinha em sinal de carinho no rosto, elevando a mão na boca da mamãe; e isso foi denominado de “identificação cruzada”, ou seja, o dar e receber, a reciprocidade expressa, fazendo parte da descoberta do mundo ao redor, a sintonia..

Ou seja, nossos filhos estão nos retribuindo o amor!!! Existe algo mais lindo e singelo que isso?? Que aprendemos na simplicidade de cada criança os seus gestos de amor, de dar e receber... e despertamos isso diariamente na nossas vidas com todos ao nosso redor.