A natureza como tendência decorativa

Uso das plantas para trazer para dentro de casa um pouco da natureza


A vida nas cidades nos afastou pouco a pouco da natureza assim como da paz, harmonia, saúde e qualidade de vida que ela nos proporciona. À medida em que avançamos em busca de reconexão, percebemos que conciliar o estilo de vida contemporâneo com a rusticidade das plantas é possível, mas também bonito.

A tendência de trazer um pouco mais da natureza para dentro do lar, através do uso das plantas de uma forma harmoniosa e integrada à decoração.

A paisagista Lilian Franciscatto fala sobre o tema e mostra como é possível ter mais contato com a natureza mesmo que você viva em um pequeno apartamento numa grande metrópole. Para ela, os projetos arquitetônicos estão cada vez mais se adequando e contando com o paisagismo para que as pessoas possam viver melhor.

“Por um pouquinho da natureza no nosso local de trabalho ou residência tem sido cada vez mais comum e prazeroso, não é mesmo!?”, comenta a profissional, apresentando dicas simples, mas que dão um resultado surpreendente em cada ambiente da casa.

É possível, por exemplo, montar em uma parede um quadro verde, também conhecido como jardim vertical ou parede verde, que se utiliza de um painel, que pode ser adquirido em lojas de jardinagem e alguns vasos. Dessa forma, já é possível dar outros ares ao seu ambiente.

Não se esqueça que há plantas que não podem ser cultivadas em todos os ambientes e que a iluminação é muito importante para a maioria delas, assim como saber o quanto a planta vai crescer. Por isso, seja em uma horta na cozinha, plantas de sombra, vasos para a sacada ou qualquer ambiente, é importante, antes de tudo, contar com o auxílio de um profissional que indicará os tipos de plantas ideais para ambientes internos, externos e de acordo com a ventilação.


Algumas ideias de plantas ideais para cada ambiente

Salas Cactus, fícus, palmeiras-ráfia e dracenas Cozinha Ervas, chás e temperos Quartos Espada de São Jorge (purifica o ar durante a noite) Banheiro Lírio da Paz Escritórios Lírios da paz, Ráfis e Antúrios