5 dicas para sair das Dívidas

Entrou o ano no vermelho? E assim como milhares de brasileiros está sonhando em sair dessa situação e se livrar das dívidas, nós da FredMagazine juntamente com a arquiteta financeira Rita Marasca preparamos algumas dicas que vão te ajudar a mudar essa realidade e fazer seu 2020 um ano mais tranquilo. Pegue papel e caneta, mantenha os pés no chão e vamos lá!

Dica 1: Entendendo o que é despesa e o que é divida

Primeiro ponto, entenda o que é despesas e o que é dívidas. Divida é o que está em atraso, já despesas são as contas a pagar durante o mês. Despesa só se torna dívida quando ficar em atraso. Com um papel e caneta em mãos, faça uma lista contendo suas despesas e uma lista das suas dívidas com valores atualizados, taxas de juros, futuras parcelas e nome do credor. “Quando colocamos nossas dívidas no papel, isso gera clareza, e assim pode-se pensar com mais tranquilidade e definir os primeiros passos.” – explica Rita


Dica 2: Defina suas prioridades e crie uma estratégia

Depois de ter a relação completa de quanto você deve, o próximo passo é definir quais são as dívidas que precisam ser saldadas primeiro. O ideal é começar por aquelas que tenham juros maiores, como o cheque especial e o cartão de crédito.

Neste momento chame a família e conversem definam quais despesas podem ser reduzidas ou cortadas. “Não queira cortar tudo de vez ou acreditar que precisa reduzir pela metade, defina começar por valores que façam sentido e que podem ser cortados ou reduzidos sem trazer problemas, exemplo posso cortar a Netflix, TV a cabo, a família consegue economizar luz, entre outros. Comece aos poucos e estipule prazos”.

Cuide aqui também das despesas fantasmas, o que seria isso? São aqueles gastos pequenos que você não costuma anotar, exemplo um cafezinho, sorvete diário, pequenas coisas que você compra diariamente e não anota. Não que não possa comprar, mas nesse momento você precisa anotar tudo e ter noção de seus gastos de uma forma geral para poder gerar renda suficiente para se manter e ir pagando as parcelas das suas dívidas.


Dicas 3: Consegue fazer uma renda extra

Bom chegou até aqui e não consegue muita economia ao ponto de quitar suas dívidas. Tente uma renda extra, há algo que você pode fazer por um tempo que estará ajudando você a se livrar das contas? Então comece já, estipule prazos e datas e mão na massa.


Dica 4: Renegocie suas dívidas

A partir do momento que você sabe das suas dívidas, seus gastos mensais e suas entradas, estipulou valor que tem disponível para pagar mensalmente, você pode renegociar com seus credores. Vá até eles com uma proposta de valor que você possa pagar, pesquise, saiba os juros, formas de pagamento. Muitas vezes é possível aumentar o prazo e ter um abatimento dos valores na hora da renegociação.


Dica 5: Reserva Financeira

Dívidas organizadas? E hora de começar a pensar numa reserva financeira. A dica é que você pague-se primeiro, faz um boleto, ou programe um depósito mensal para você, isso irá ajudar você a ter uma segurança e criar uma rotina. Lembre-se sempre de colocar seu lazer como uma despesa, pois todos precisam disso para ser mais felizes. Mantenha sua vida financeira organizada, procure manter o foco e assim vai poder realizar o que desejar viver. Boa sorte!

Contato

(55) 9 9941 1161  - contato@fredmagazine.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

RS 591, N° 200, Jardim Primavera
Frederico Westphalen/RS