ÁREAS EXTERNAS: TRUQUES E DICAS PARA DECORAÇÃO

Aquele espaço destinado ao descanso e ao mesmo tempo para curtir encontros mais animados com amigos, áreas externas são um espaço multifuncional– serve para momentos de descanso e de descontração – ela é uma extensão do seu espaço interno.




Áreas externas têm ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas, isso porque ela é uma extensão da parte interna, além de ser um espaço multifuncional que se destina ao descanso, curtir encontros animados com os amigos ou ainda ter momentos agradáveis em família. A arquiteta Kiara Vedana listou alguns truques e dicas para você deixar sua área externa mais aconchegante, moderna e versátil, confira.


Integre sua área externa com o restante da casa


A integração das áreas externas ao restante do conjunto, acontece de forma visual. A igualdade visual entre dentro e fora, permite que haja uma aproximação de forma natural entre os ambientes, portanto, portas janelas, vidros e elementos vazados facilitam e aproximam as áreas externas do restante da casa.

Portas janelas são excelentes opções de integração de interior e exterior de uma edificação. Se ainda não possui uma em sua casa, sugiro que mande instalar, quanto maior ela forma, melhor;

Elementos, cores e texturas, próximas ou complementares também unem estes ambientes – a utilização de plantas, mobiliários do mesmo material, e cores e estampas que se aproximam do espaço natural, são excelentes pontos a serem trabalhados para integrar.


Melhor aproveitamento da área externa

Os espaços externos precisam ser aconchegantes e contemplativos. Por esse fato, utilizar de uma mescla entre elementos naturais vivos, pavimentação, forrações de pisos e paredes e decoração trazem esse ar acolhedor ao espaço. O ambiente precisa ser vivo e belo.

Utilize plantas de diferentes portes, e forrações naturais como plantas e trepadeiras, elas proporcionam conforto ambiental aos jardins.

Se for um espaço com piscina, pense que a água por si só não refresca o ambiente. A claridade e reflexo de uma piscina pode tornar insuportável a permanência neste local. Utilize-se de pavimentação, mas também de forrações como gramíneas, plantas e se seu pátio não oferecer esta opção, utilize plantas em vasos. O contraste das cores suaviza o reflexo do sol na água e trazem conforto visual além de térmico ao local.

Uma boa opção é criar um espaço de convivência, com bancos, ou pufes que poderão ser acompanhados de pergolados, lamparinas ou ainda de lareiras externas, que ficam um charme, sempre lembrando de um verdinho para acompanhar.


O verde na decoração


As plantas são o elemento natural que dão o tom do ambiente. Com papel fundamental na qualidade do espaço, além da contribuição visual, tem a função de contribuir para um ambiente mais agradável e fresco.

As plantas podem ser utilizadas tanto plantadas no solo ou em vasos – podendo ser posicionados no chão, paredes e teto.

É bacana trabalhar com plantas de diferentes portes e tonalidades, para causar efeito de movimento no jardim, assim a incidência solar e as brisas, provocarão efeitos naturais de sombreamento e movimento distintos entre as espécies;

Recomenda-se utilizar de plantas tipo folhagens, gramíneas como maior presença de verde, devido a época de florada de as plantas causarem muitas alergias.

Esse é um dos primeiros passos para garantir o clima de “ar livre” ao ambiente. Seja por meio de um jardim vertical, seja por plantas de seu gosto pessoal, nada melhor do que um verde para fazer com que todos se sintam mais à vontade.

Projeto de Bar Gourmet e Piscina

por Kiara Vedana

Um bom projeto de área externa busca integrar o interno com o externo e manter a finalidade de funcionabilidade do espaço. No projeto Bar Gourmet e piscina o objetivo principal é trazer para a casa um ambiente onde se possa desfrutar do conforto do lar e receber amigos com beleza e praticidade. O ponto fundamental deste projeto foi a integração.

A proposta trouxe através da utilização do deck em um único nível uma extensão do bar gourmet – ligação entre interno e externo que leva até a piscina e na sequência até a residência. Essa ligação entre espaço gourmet, piscina e residência, tornando-os um só, através da continuidade entre eles.

O projeto traz a utilização de muitos elementos naturais, como tijolos a vista, madeira e pedras em ambas as áreas, além da presença de plantas em vasos, plantadas no chão e de forrações que possibilita o clima de ar livre no ambiente e conexão com a natureza.

Outro fator importante foi a utilização de iluminação tanto interna quanto externa adequada e pensada para o espaço, trazendo um toque de sofisticação, beleza e singularidade a cada cantinho do espaço.

Contato

(55) 9 9941 1161  - contato@fredmagazine.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

RS 591, N° 200, Jardim Primavera
Frederico Westphalen/RS