MATÉRIAS RELACIONADAS




Dr.Maurício Zerwes Vacaro: cirurgião vascular à serviço da promoção da saúde

Fotos: Vanessa Harlos / Fred Magazine

Fotos: Vanessa Harlos / Fred Magazine

PUBLICADO EM 12/09/2019

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1998 e, posteriormente, com residência médica em Cirurgia Vascular, o médico Maurício Zerwes Vacaro, 43 anos,traz em seu currículo uma ampla trajetória no tratamento de doenças que afetam veias, artérias, os vasos linfáticos e ainda, a estética de pacientes. Apaixonado por anatomia, foi no segmento vascular que encontrou seu propósito e fez dele, também, sua profissão. 

Carro-chefe

Dentre os diversos segmentos de doenças que contemplam a cirurgia vascular, o principal deles são as varizes, que provocam prejuízos funcionais e estéticos a seus portadores, pois, entre os sintomas, estão inchaço nas pernas, feridas e manchas na pele.

“Os pacientes procuram muito o cirurgião vascular para operar varizes, somos muito conhecidos por parte da população por causa disso. Para a doença hoje em dia temos opções de cirurgia usando laser, cirurgia usando espuma, mas a cirurgia convencional com microincisões é ainda a melhor opção”, explicou Maurício.

As varizes podem aparecer por diversas causas, principalmente pelo fator hereditário, e o grupo mais afetado são as mulheres, por isso a procura pela realização de procedimentos visando a estética é grande. No entanto, é importante que cada paciente busque a avaliação de um especialista no assunto para que ele possa orientar sobre qual tratamento é mais adequado.