MATÉRIAS RELACIONADAS




Emater / RS Ascar 60 anos: uma nova década para a extensão rural

Fotos: Vanessa Harlos / Fred Magazine

Fotos: Vanessa Harlos / Fred Magazine

PUBLICADO EM 15/03/2019

No dia 18 de agosto de 2019, a Emater / RS Ascar de Frederico Westphalen completará 60 anos de existência, com trabalhos voltados para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura local e regional. Para dar início às ações comemorativas, a entidade reuniu agricultores, lideranças e também a imprensa no centro de eventos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Frederico Westphalen, na manhã de hoje, sexta-feira, 15 de março.

Na ocasião, foi relembrada a história da criação da instituição rural, com o pioneirismo do Monsenhor Vitor Battistella; também aconteceu a apresentação do selo comemorativo e das ações que serão realizadas nos próximos meses para celebrar a data.

“Estamos aqui graças a um grande visionário, uma pessoa que sonhava, que cuidava do agricultor, queria que ele se desenvolvesse, o Monsenhor Vitor Battistella”, explanou a chefe do escritório municipal da Emater / RS Ascar, Vera Cancian.

Resgate da história

Em parceria com o Jornal Folha do Noroeste, um dos projetos que está sendo colocado em prática dentro das comemorações dos 60 anos daEmater / RS Ascar é o resgate histórico da entidade. Para isso, nos próximos seis meses, a história será contada por décadas em um encarte especial junto das edições impressas do veículo, e a primeira década, 1959 a 1969, saiu no jornal desta sexta, 15.

“A semente que está aqui nós não podemos deixar apodrecer, e uma coincidência, hoje essa reunião de abertura dos 60 anos está acontecendo no mesmo terreno, na mesma área que, em 1959, dia 18 de agosto de 59, foi aberto o escritório aqui na frente, na antiga rua Osvaldo Loureiro.”, relembrou o historiador freriquense, Wilson Aleixo Ferigollo.

No dia 18 de agosto, haverá um evento em comemoração aos 60 anos da Emater / RS Ascar, que será realizado em uma comunidade do interior de Frederico Westphalen. 



GALERIA