MATÉRIAS RELACIONADAS




Outubro Rosa todos os meses do ano

Fotos: Vanessa Harlos / Arquivo Pessoal

Fotos: Vanessa Harlos / Arquivo Pessoal

PUBLICADO EM 23/10/2018

Eliane estava cortando a grama do jardim de sua casa quando, ao ajeitar o sutiã, sentiu um pequeno caroço no seio direito, acompanhado de uma ardência semelhante a uma picada de inseto. Era um sábado quente da primavera de novembro de 2011 que nunca mais seria esquecido. Na semana seguinte ela procurou ajuda médica, fez exames e seria preciso uma operação, que aconteceu em fevereiro de 2012. Após uma biópsia, veio o diagnóstico: carcinoma ductal infiltrante. Eliane estava com câncer de mama.

Uma segunda cirurgia, 30 sessões de radioterapia, seis de quimioterapia, perda do cabelo, fraqueza, mal-estar e um misto de sentimentos depois, no final do mês de outubro de 2013, as notícias passaram de ruins para boas, o tratamento havia tido sucesso e ela estava curada.

A personagem desse editorial é minha mãe e sua experiência com o câncer de mama pode servir de exemplo da importância do diagnóstico precoce, e mais, do quão valioso é a realização de exames periódicos e o quanto isso auxilia na prevenção de doenças desse tipo.

Para o biênio 2018-2019, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima que ocorrerão 600 mil novos casos de câncer para cada ano, com 29,5% sendo de mama. Nesta edição, quem irá falar um pouco mais a fundo sobre esse assunto será a nossa nova colunista, Dra. Yessie Medina, no Espaço Saúde.

Na página 30 também será possível conferir uma matéria sobre os trabalhos desenvolvidos pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Frederico Westphalen e saber um pouco mais a respeito da campanha para o Outubro Rosa 2018. Neste ano, a Liga estará comercializando canecas personalizadas no valor de R$ 20. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para a compra de cestas básicas.

Ainda nesta edição, na página 31 trazemos uma reportagem referente à assinatura do convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde e o município de FW para a construção do Centro de Oncologia junto ao HDP. O valor dos repasses é de cerca de R$ 1,1 milhão oriundos da Consulta Popular 2017-2018. Mais uma conquista para toda a região.

Acreditem, se tocar não é besteira nenhuma. Faça o autoexame, visite seu médico com periodicidade, cuide-se!

Ótima leitura.

Vanessa Harlos

Editora